QUEM SOU EU

Minha foto
Atuo na comunicação na área esportiva,do entretenimento e informação. Professor de Curso Preparatório para o ENEM e EJA, Séries Finais do Ensino Fundamental.Como Biólogo tenho uma referência especial ao Meio Ambiente e a Educação.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

EU E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental tem a possibilidade de transformar diretamente educadores, educandos e os mais diversos segmentos de uma comunidade, ampliando conhecimentos, abrangendo diretamente diversas áreas sociais e ainda possui a capacidade de formar cidadãos que tenham uma ótica voltada e preocupada com as relações ambientais sociais.
Existe a necessidade de despertar a consciência ecológica, nas crianças e jovens, as futuras gerações, mas é urgente através de uma linguagem adequada, ir ao encontro daqueles que não se encontram nessa faixa etária, pois o mundo em sua totalidade vem sofrendo sistematicamente e a cada dia de forma mais intensa, problemas relacionados ao meio ambiente e mesmo com uma aposta no futuro, não podemos deixar passar despercebido o presente, já que no passado pouco ou nada foi feito para minimizara atual problemática.
As questões ambientais são bem mais complexas, do que muitos imaginam, por congregar outras várias áreas, então nesse processo, o educador tem papel f de aula.
Através de especializações surge a oportunidade de se chegar a novas metodologias de trabalho e ensino, compartilhando idéias, objetivando ampla discussão sobre a Educação Ambiental, tornando-a um instrumento utilizado para multiplicar conhecimentos e aprendizado.
A educação é fundamental e esta ligada diretamente no comportamento das pessoas, sendo assim, essa meta só será alcançada à medida que exista orientação adequada, interação e vontade de ambas as partes, educadores, educandos e comunidade. Conforme Tozoni (2004, p. 70), “a educação ambiental é mais que o ensino de ciências, pois tem como objetivo mudanças de atitudes, cuidado e respeito dos sujeitos com o ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário